Apague as palavras "rápido" e "fácil" da sua mente.

11/01/2021

2021 chegou! E agora? Já planejou? Já se estruturou? Já?

É imprescindível um bom planejamento estratégico do seu negócio, para traçar um plano de ação e colocar em evidência seu negócio de coaching, divulgar e atrair clientes para queimar a ponte e viver de coaching, não é?

- Espera... O que? Que sangria desatada é essa?

A frase acima dá a entender que, em 6 ou 7 passos, é possível decolar sua carreira como coach em semanas! E eu te garanto: Não é tão fácil, e muito menos rápido!

- Ah... Então tenho que traçar cada etapa, comprar cursos de aprimoramento para cada passo que vou dar, investir milhares e milhares de Reais em meses de preparação, para me sentir seguro de me lançar como coach, é isso?

Também não! Isso eu chamo de armadilha do conhecimento!

Existem dois extremos que são armadilhas: A falta de preparo e o excesso de zelo!

Se o excesso de zelo te faz comprar cada vez mais cursos, porque você não se sente preparado, acredite, o marketing de alguma instituição te convenceu que você não está preparado, justamente para te vender mais um curso ou formação.

Agora, no lado oposto da moeda, quando a CEO da Facebook, Sheryl Sandberg, disse: "Done is Better Than Perfect", ou seja, "feito é melhor que perfeito", ela estava enfatizando que o perfeccionismo é uma perda de tempo, já que ninguém nunca será perfeito e absolutamente tudo é passível de melhoria.

Mas, no mercado de coaching, muitas pessoas usaram essa frase como desculpa para entregar qualquer nível de trabalho, por mais incrivelmente patético que fosse, apenas para dizer que "fez" algo.

Então que tal encontrarmos um meio termo? É isso que vamos abordar hoje. Acompanhe...


Primeiramente, comece!

Você fez a primeira formação? Ótimo, então faça os primeiros pro bonos. Ao contrário do que muitos pregam, o pro bono (ou "cliente gratuito" em latim) não serve apenas para você praticar o que aprendeu (muitos formadores são até contra a gratuidade). Ao meu ver, esse cliente é perfeito para você dominar a sua comunicação e rapport!

O que aconteceria se você estipulasse uma hora de sessão e a pessoa fosse muito rápida de raciocínio e terminasse o exercício em 40 minutos? Ou se fosse o contrário? Se ela adorasse falar e divagar, levando a reunião à quase duas horas de duração?

Cabe a você coach, conduzir a conversa da melhor forma, com o menor atrito, para manter seu cronograma proposto. E nenhum curso conseguirá te ensinar isso, apenas a prática.

Ok. Você já atendeu os primeiros coachees e se sente pronto? Então comece a cobrar, mas dentro do seu próprio networking. É agora que começa a construção da sua marca, do seu negócio, mesmo que seja apenas à noite, sem abrir mão do seu emprego ainda, por exemplo.

À medida em que seus primeiros coachees começam a fechar (facilita o fechamento o fato de já serem conhecidos seus), os resultados que eles apresentam precisam ser documentados, para virarem "prova social": isso é o início do seu marketing, que junto com sua identidade visual, começarão a delinear quem é você para o mundo do coaching e o mercado consumidor.

Quando seu marketing for "entrar na passarela", defina quem você quer chamar a atenção, no que você quer se tornar referência, e pra que serve te contratar. Ou seja, defina:

• Seu público-alvo.

• Sua especialização.

• Sua solução.


Essas três etapas facilitarão muito a escolha da sua forma de se comunicar, desde a escolha da sua identidade visual, até seu vocabulário e sua vestimenta para vídeos, por exemplo.

Se por acaso você conhece administração básica, sabe que estou usando aqui, a ferramenta 5W2H como referência, então apenas ela já é o suficiente para você começar, percebeu?

Se por acaso não souber como desenvolver essa ferramenta, aprenda gratuitamente no YouTube. Aproveite e veja mais algumas ferramentas, como S.M.A.R.T., Canvas e S.W.O.T.

Agora, percebeu como essa trajetória até aqui não precisa demorar nem 3 meses?

• Faça sua formação

• Atenda pro bonos

• Atenda clientes pagantes do seu círculo

• Consiga pro social e inicie seu marketing

• Divulgue nas mídias com a escolha certa dos 3 itens acima.


Certifique-se de não cair nos extremos: Perfeccionismo (adia suas atitudes e sabota seu bolso com mais cursos) ou falta de preparo (começa de qualquer jeito e fica frustrado com os baixos resultados).

Começar no concorrido mercado de coaching não precisa ser sinônimo de incertezas ou medos, se você encontrar um plano de ação para os primeiros passos.

Certifique-se de se manter no rumo e os passos maiores serão mais naturais à sua trajetória profissional, até alcançar a independência de "queimar a ponte" e viver de coaching!


E se você tiver alguma dificuldade por onde começar, ou se você quer montar seu programa de coaching SOMANDO seu perfil como MENTOR, se cadastra aqui embaixo e eu te dou uma mentoria gratuita pra analisar e te apontar qual é a melhor forma de começar, ok? Prometo, é gratuita mesmo...