Coaching + Mentoria = Multiplicação de mercado e de ganhos!

27/01/2021

Que tal abordarmos algo que interessa a todas as pessoas que pretendem viver como coach? Vamos falar de grana?

Mas vamos abordar de uma forma que não te explicaram. Vamos falar das suas habilidades além do coaching!

Então vamos começar do começo:

Seu conhecimento teórico é idêntico ao aluno que se sentou ao seu lado e as outras dezenas de milhares de pessoas que fizeram o mesmo curso de Life Coaching que você. A diferença estará no seu afinco em estudar as ferramentas e a óbvia diferença de nível entre as escolas.

Agora, sua bagagem como coach vai ser composta pelos seus anos de vivência, de prática, de coachees atendidos... Chamamos isso de conhecimento empírico. É aí que a perspectiva começa a mudar, no ponto de vista do seu cliente!

Seu valor para com o cliente está diretamente ligado a solução que você desenvolve para resolver a dor dele. Então por exemplo, se ele tem uma dor relacionada à criação de seus filhos, você como coach, trabalhará o emocional desse coach visando uma melhor comunicação através da sua inteligência emocional, do seu equilíbrio emocional, do seu rapport, da sua escuta ativa, entre outros aspectos...

Mas como você sabe bem, a regra de ouro do coaching é "não ensinar", é trabalhar o emocional através de perguntas assertivas e desenvolver a quebra de crenças e sabotadores.

Agora a pergunta que não quer calar: e se você tem 15 anos de bagagem em gestão de projetos, por exemplo? E se você coach, tem conhecimento prático para auxiliar esse pai ou essa mãe a organizar melhor a agenda diária, para caber as tarefas domésticas e tarefas parentais de forma mais produtiva? É aí que está a GRANA!

Perceba que, se você se posicionar como mentor para produtividade e organização do tempo, diferenciando claramente do serviço de coaching de pais, você consegue chegar no ponto de ter dois serviços distintos, com preços e cronogramas distintos, como algo de com bagagem facilmente perceptível como algo de alto valor para seu cliente.

Ao longo dos meus 7 anos como mentor de vendas para coaches (e eu não estou contando os meus 24 anos como publicitário), conversei com mais de 1350 coaches individualmente, e fiquei impressionado com o que cada coach chamou de "coincidência": a escolha do nicho era obviamente relacionada aos seus anos de bagagem, mas na grande maioria, não percebiam ou enxergavam essa correlação.

Por exemplo, pessoas com 18 anos de RH, escolhiam coaching de liderança ou relacionamento. Pessoas com 30 anos como dono de empresa viraram coaches de empreendedorismo, ou ainda, gerentes de banco ou contadores que viraram coaches financeiros.

Escrevendo aqui, tudo soa como óbvio, mas mesmo com essa escolha simples, muitos se viam travados, justamente pela "proibição" de ensinar, uma vez que o coaching não pode fazer isso.

A grande libertação está no fato simples de mentoria e coaching serem métodos complementares, dando liberdade de cada pessoa poder se apresentar como Coach e mentor um determinado assunto.

Para ser um coach, você precisa de um certificado. Mas isso não se aplica para mentoria!

Repito: você não precisa fazer um curso para ser mentor!

Vou escrever de novo caso você não tenha lido direito: Você não precisa ter certificado para ser mentor!

Você precisa apenas de três requisitos:

  1. Bagagem teórica e prática para ENSINAR aquele assunto
  2. Saber ensinar = didática
  3. Saber a sequência de aprendizagem = método de ensino

Primeiro, a bagagem:

Se você é formado em administração, e trabalhou anos na área administrativa, com certeza você conhece ferramentas como Análise SWOT, 5W2h, Canvas, metas SMART, entre muitas outras. Mas, com os anos de experiência, você deixou de preencher essas ferramentas e começou a aplicá-las de forma prática, portanto, para você ensinar para outra pessoa, você mesmo teria que estudar um pouco da teoria, para desenferrujar.

Então, o primeiro passo, é escolher um tópico para você se apresentar como especialista (você não vai dar aulas de administração, a intenção aqui não é você virar professor de faculdade, não é mesmo?). Tornando-se especialista em resolver uma dor, basta você estudar as ferramentas certas para alcançar a solução proposta, e você terá bagagem e prática necessária para saber conduzir seu mentorado ao resultado esperado.

Segundo, a didática:

Saber fazer um bolo é bem diferente de saber ensinar alguém a fazer um bolo. então, depois de você definir qual é a bagagem que você vai se apresentar e qual é a solução que você vai aparecer, Você precisará desenvolver o seu jeito de ensinar.

Não confunda didática com método. Duas pessoas podem ensinar o mesmo método escolhendo formas bem diferentes de passar o conteúdo desse método. Por exemplo, se o seu professor de coaching ensinou a roda da vida cantando e dançando com a turma de forma bem lúdica, ele escolheu uma didática infanto-juvenil. E um outro professor de coaching pode ensinar a roda da vida com lápis e caneta na mão e todos sentados quietos anotando o que ele disse. Portanto, vê-se duas didáticas completamente diferentes, para ensinar a mesma ferramenta do método de coaching.

Sua didática pode ser algo único, diferenciado, pode ser sua assinatura enquanto professor, mentor, consultor, coach, assessor, palestrante ou qualquer outra atividade que você escolher para passar seu conhecimento.

Daí chegamos ao terceiro: método!

Ferramentas de coaching são centenas. Essas ferramentas compõem um método. Esse método tem um cronograma.

Exatamente esse raciocínio que você transferirá para a sua mentoria.

Quais são as ferramentas/técnicas que você vai ensinar?

Em qual ordem você vai ensinar cada uma?

Qual é o período entre ensinamentos que o cliente precisará para absorver o aprendizado?

Então você tem que criar definir suas ferramentas, seu método e seu cronograma.

Mantendo o exemplo dos pais que querem ser mais produtivos: o que você vai ensinar primeiro: Matriz de Gestão de Tempo ou método Pomodoro? Rapport ou Escuta Ativa? Formas de fazer reunião diária ou planejamento de escala em Excel?

Isso são ferramentas que os pais podem aprender para administrar melhor suas tarefas, mas se você não ensinar numa sequência que tenha lógica para eles, a aplicabilidade ficará comprometida, e eles não alcançarão os resultados que você se comprometeu.

Então mãos à obra. Analise o que você já entrega hoje como coach, e analise sua bagagem para saber o que poderia se tornar um serviço complementar para você ensinar como mentor, e garanto que seu faturamento crescerá exponencialmente! Boa sorte.

E claro, se você já estruturou seu programa mas não está conseguindo vender pelo valor correto, se cadastra e vamos marcar sua MasterClass gratuita, e eu te mostro o que falta para valorizar seu preço!