Diversos nichos exploráveis 2022

24/08/2022

Demanda reprimida no coaching?

Pois é, nem tudo são flores. Mas nem tudo está perdido. Tudo depende de onde está seu foco, sua atenção. Setores como imóveis, vestuário e turismo já estão sentindo o crescimento este ano!

Obviamente a guerra na Europa veio piorar o cenário de recuperação já lenta, e muitos setores que estavam prevendo crescimento agora estão perdendo parte do seu lucro por causa do custo dos alimentos, dos combustíveis e do frete. Mas acredite, alguns setores já estão crescendo e eu vou te mostrar como o coaching pode mudar seu foco e crescer também.

• Material de construção: Reparos domésticos explodiram com mais pessoas em casa, e agora com a reabertura do comércio, as empreiteiras e profissionais do ramo da reforma e construção estão voltando à tona, mas a demanda por pessoas comuns que preferem elas mesmas reformar não caiu tanto quanto o esperado, portanto uma nova demanda está gerando uma expectativa de aumento até em relação aos números pré-pandemia.

>>> Onde entra o coaching: Em toda a cadeia de construção. Desde o profissional liberal que começou a ganhar mais e não se vê como dono de um negócio, mas sim, apenas um profissional de nível técnico ou operacional (coach de mindset empreendedor). Passando por uma empresa ou loja que precisou adaptar-se à nova forma de vender (coaching de vendas/comunicação), até gerentes que precisaram se adaptar ao trabalho remoto, e agora híbrido (coaching de liderança).

• Vestuário: O crescimento do setor ainda não chegou nos valores pré-pandemia, mas já estão prevendo 42% de crescimento no segundo semestre de 2022. Demanda reprimida, mudança de peso por causa dos hábitos alimentares e do isolamento, retomada das compras e aumento do e-commerce fazem o otimismo ser mais forte do que a crise hídrica.

>>> Onde entra o coaching: De novo, pense na cadeia: fornecedores, lojas agregadas aos hipermercados, pessoal do caixa, pessoal administrativo, marketing interno, enfim, o leque é grande.

• Exercícios e bem-estar: Fazer exercícios dentro de casa vai continuar uma tendência mesmo quando as academias voltarem ao seu normal, já que uma grande parte desse nicho fitness comprou equipamentos caseiros ou usou mais a academia do condomínio. Sem contar algo que explodiu em 2021: equilíbrio emocional e bem estar.

>>> Onde entra o coaching: Obviamente, os dois pontos mais explorados aqui serão o life coach e o coach de emagrecimento. Mas além do óbvio, pense na quantidade de pessoas que precisam de um coach para disciplina, propósito e alta performance!

• Plataformas de comunicação online: Outro crescimento que não tem volta (aliás, o ponto com mais nichos correlatos desse artigo)! As pessoas precisam estar remotamente acessíveis, e mesmo depois do isolamento, milhares de empresas e milhões de funcionários estão negociando o trabalho híbrido, que consiste em alternar entre trabalho remoto e reuniões esporádicas in loco (espaços de coworking também estão crescendo).

Outro detalhe é que o mercado imobiliário está superaquecido por causa dessa "dança das cadeiras" dos escritórios da maior parte do país: escritórios de advocacia de mais de 200 funcionários, com escritórios de mil m2 no centro de São Paulo, estão mudando de endereço para espaços com pouco mais de 100m2, que cabem 15 pessoas! Além da economia brutal em aluguel, eles estão usando espaços de coworking em diferentes pontos da cidade, justamente escolhendo pontos mais próximos de seus colaboradores, para fazer as reuniões e treinamentos de forma híbrida, sem gastar com espaço próprio.

Outro nicho diretamente influenciado pela comunicação online foi o e-commerce. Estamos falando da explosão de infoprodutores! Estima-se que crescemos 5 anos em 1.

>>> Onde entra o coaching: Fica à sua escolha! Desde life até empreendedorismo, até mentorias, até infoprodutores! Você pode se tornar um infoprodutor ou atendê-lo, caso ele não tenha a melhor comunicação perante as câmeras, por exemplo.

• Supermercados e similares: Com o fechamento do comércio por quase um ano e meio e com a consequente permissão dos supermercados para atuar, fica evidente que o crescimento desse nicho seria, no mínimo, inalterado pela pandemia. Mas os grandes mercados foram além! Investiram pesado na ampliação do seu mix de produtos, abocanhando a forte demanda reprimida pelo comércio fechado, e até adicionando serviços ao mix, desde alimentação até costura e reparos, manutenção, jardinagem, montagem e até treinamentos para clientes).

De acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em maio de 2021, o setor registrou um aumento de 11,93% em relação ao mesmo mês de 2020. A tendência, daqui pra frente, é a pulverização da clientela, com a abertura de todo o comércio, portanto, seu esforço para continuar em crescimento será um campo fértil para coaches, mentores e treinadores.

>>> Onde entra o coaching: Da mesma forma que o varejo, a tendência de procurar treinamentos e programas de coaching para se capacitar e crescer será evidente.

Concluindo, percebeu como existem mercados promissores mesmo nesse cenário temeroso? Sem contar que todos os cenários apontam para pessoas tendo dificuldades em ultrapassar suas dificuldades pessoais, então o life coach sempre terá campo.

Portanto agora é a sua hora de nichar, de se posicionar de forma mais específica e se diferenciar dos coaches generalistas, para crescer junto com essa retomada tão esperada da economia brasileira.

Boa sorte e ótimas vendas!


E não se esqueça que tem SETEMBRO AMARELO chegando! Se você trabalha como especialista em desenvolvimento humano, é o melhor mês para você criar um programa diferenciado e aumentar suas vendas.

Quer uma dica matadora de posicionamento? Cadastre-se e conversamos. Eu crio um posicionamento PREMIUM pra você, gratuitamente:

Agendamento online

Assim que receber seu contato entrarei em contato para agendarmos sua mentoria gratuita sobre o setembro amarelo.