
Entenda o VALOR do seu preço!
Vamos falar de dinheiro, coach?
É eu sei, você não entrou para o
coaching apenas pelo dinheiro.
Você adoraria prosperar, mas o foco é ajudar outras pessoas a encontrarem seu propósito de vida, assim como você encontrou, enquanto estava fazendo sua formação, não é mesmo?
Pois então... Deixa eu te dar um ponto de vista um pouco diferente sobre dinheiro, remuneração, prosperidade e outras palavras que muitos autores usam para amenizar a impressão de ganância que esse assunto gera...
Primeiramente, pare de pensar que dinheiro é algo ruim. Vou te dar uma mudança de paradigma que provavelmente mudará sua percepção. Lembrando que eu não sou coach, sou apenas um publicitário com 30 anos de bagagem em vendas, então minha intenção é apenas falar de dinheiro pela percepção de lucro em uma negociação, e não criar crenças positivas em você, coach!
Então vamos lá... Como eu vejo dinheiro nesse cenário:
Imagina que você fosse rico. Não precisasse ganhar dinheiro pra nada, e decidisse se dedicar ao coaching de forma integral, ajudando dezenas de coachees todo mês, de forma gratuita.
No primeiro mês ajuda 10 pessoas, no segundo, 15, no terceiro 25...
Em poucos meses você percebe que pode ajudar mais e melhor, mas vem uma pergunta: QUANTO melhor? O que é "melhor"? Como quantificar o quanto melhor coach você pode ser? Fazendo outro curso? Então vamos fazer outro curso!
Você faz mais três formações e ajuda mais 50 pessoas.
Agora começa a ficar complicado: Como você sabe que você ajudou MELHOR? Perceba a complexidade disso: Seu coachee de número 67 recebeu o seu trabalho com 4 formações, e o seu coachee de número 22 recebeu o seu trabalho de apenas uma formação, certo? E eles nunca se cruzaram para comparar seus trabalhos, sua entrega, certo? Então como você sabe que sua qualidade ficou superior?
Você consegue quantificar seu trabalhado apenas pela intensidade de elogios? Claro que não, né? É aí que entra o VALOR do seu preço! Se você se posicionasse usando dinheiro como alicerce, o primeiro cliente teria pago R$ 1500 pelo seu programa, e o último teria pago R$ 3500,00!
Conclusão: dinheiro é sinônimo de RECONHECIMENTO!
Receber elogios sinceros não qualificam seu trabalho, não demonstram de forma plausível e concreta o quanto o coachee gostou do seu trabalho! Portanto, o dinheiro serve como parâmetro para que seus possíveis clientes gabaritem seu trabalho, entendam o valor que outras pessoas já pagaram e reconheceram esse valor no seu trabalho.
Mas tem uma segunda forma de enxergar o trabalho remunerado:
Quanto mais o mercado está disposto a te pagar, mais gera AUTOCONFIANÇA na qualidade do seu trabalho. Então o seu preço é o seu "tapinha nas costas diário"!
Como você pode ter noção exata de quanto você vale, se você só trabalha de graça? Ou se você cobra o mesmo preço o ano todo? Ou se você estagna?
Agora, não confunda o seu trabalho, que é um serviço de alto valor, com um infoproduto, que é um produto de valor baixo e venda escalável!
Infelizmente, marketeiros digitais estão convencendo muitos coaches a se venderem como produtos baratos, comparando-os com infoprodutos, cursos digitais e afins.
Na verdade você, coach, precisa se comparar a um cirurgião plástico:
Já viu cirurgia com desconto pra fechar até amanhã? Ou com brinde? Ou com anúncio no Instagram para quem assistir a uma live e comprar depois de duas horas do cirurgião tentando te convencer que ele é fantástico? Que piada!
Quando sentamos com um cirurgião plástico, a primeira intenção dele não é te vender uma cirurgia, mas sim entender seu cenário, entender seus anseios, entender a raiz das suas indecisões, e te ajudar, te guiar, a tomada de decisão sobre fazer ou não uma cirurgia, e nessa mesma conversa, provar que ele é qualificado para performar essa cirurgia com maestria.
Não há o uso de gatilhos de vendas, de técnicas de persuasão, de venda casada, de marketing de guerrilha, nada disso. Isso é outro nível de negociação, chamada venda consultiva!
Então concluindo. Repense sua forma de enxergar sua remuneração, e conseguirá abraçar o fato de que seu preço reflete seu valor de mercado, e esse valor que justifica a compra, que corrobora a qualidade do seu serviço e te dá segurança para cobrar cada vez mais, se qualificar cada vez mais, e se tornar cada vez mais exclusivo, diferenciado, valioso!
Boa sorte e boas vendas.
Inclusive, se você quiser alinhar seu preço a seu público-alvo, eu te mostro como meus mentorados estão cobrando acima de 12 mil cada programa de coaching. Se cadastra e eu te chamo para agendarmos: