
Expectativas Segundo Semestre 2022

Expectativas 2º semestre 2022 - Estabilidade e esperança no setor de serviços!
Coach, você é um serviço.
Parece óbvio, mas muitos esquecem disso porque começaram a criar infoprodutos para alcançar mais público e ter mais renda em outras áreas, enquanto o setor de serviços de alto valor estavam fracos.
Mas, na essência, você é um serviço intelectual, não-essencial, de alto valor.
Pois bem. Em 2022, a expectativa de crescimento da economia está praticamente estagnada, com previsão de 4,78% do PIB, mas os juros ainda altos e a taxa de desemprego ainda em 2 dígitos não dão muita esperança para otimismo econômico.E a guerra na Ucrânia não dá sinais de retrocesso.
MAS. Eu disse massss!
Com os números da vacinação aumentando, temos menos mortes e internações por
COVID, gerando mais estabilidade e previsão de FINAL de pandemia, ainda para 2022. É aqui que a coisa fica interessante: acompanhe o raciocínio:
Um cliente que investe R$ 3,6 mil em uma consultoria/mentoria/coaching, foi o perfil de cliente que já foi menos influenciado pela crise econômica, por estar em um poder aquisitivo mais elevado, sendo um pouco menos afetado pela inflação. Portanto, para esse público-alvo, a palavra de ordem não é a FALTA de dinheiro para comprar um serviço de alto valor, mas sim, o MEDO de investir em momentos tão incertos quanto agora!
Mas se temos a esperança da estabilidade para 2022, temos a chance de diminuir o MEDO de fazer novos investimentos.
Ok, mas onde entra o coach?
Na palavra INVESTIMENTO!
Coach, entenda: seu cliente precisa ver o seu programa como um investimento em seu futuro, seja na sua carreira, no seu empreendimento, na sua equipe, na sua qualidade de vida, no seu relacionamento, enfim, a percepção de valor do seu cliente precisa ser direcionada ao LUCRO de investir no seu programa e obter GANHO, seja financeiro ou emocional.
O problema hoje, é que a apresentação seu programa pode estar direcionando o cliente a te enxergar como GASTO e não investimento. Essa percepção de valor é a sua lição de casa para 2022!
Então obviamente, como eu sempre gosto de pontuar minhas "lições de casa" para você, vamos para 3 etapas que você vai precisar trabalhar na sua marca e no seu programa para elevar a percepção de valor que seu prospect enxergará:
1 - Deixe clara a sua entrega
O que você resolve é a primeira informação que o cérebro do seu prospect vai buscar, para te dar qualquer atenção, portanto se apresentar focando nas suas ferramentas, métodos e processos é contraintuitivo na mente do comprador.
Por exemplo, você não chama o Uber pensando em qual será a balinha que ele irá te oferecer ao entrar no carro. Parece óbvia essa frase, mas não é! A balinha faz parte do processo de experiência de compra do cliente, e é importantíssima para gerar diferenciação, então a balinha não pode ser negligenciada pelo motorista, mas com certeza não é o principal motivo para a chamada ter sido feita, entende?
Trazendo para o seu mundo coach, pense o seguinte: O cliente quer perder 14kg? Claro, mas essa não é a dor. A dor é: quero caber naquela calça jeans de antes da pandemia! Portanto o objetivo que ele quer é caber na calça, e o PROCESSO pelo qual ele vai ter que passar é perder 14kg, e a FERRAMENTA que ele vai utilizar é o coaching. Portanto apresente a ele NESSA ORDEM: Objetivo > processo > ferramenta!
2 - Deixe claro o seu ROI
Gastar R$ 3,6k para perder 14kg é caro demais! Não interessa que argumentos o seu professor na escola de coaching te disse, tentando te convencer que você teria fila de espera se virasse coach de emagrecimento.
Qualquer pessoa acharia caro por causa das OUTRAS formas de emagrecer que existem por aí. Desde um livro de receitas, passando por remédios baratos e caros, exercícios, academias, personal trainers, tratamentos estéticos caros e baratos, até procedimentos cirúrgicos (lipo de culote pode custar "só" R$ 3,6k)!
Percebe como o seu "perca 14kg" se torna um argumento fraco demais para justificar tudo isso de dinheiro?
Então como mudar essa percepção de valor? Aumentando a recompensa!
Ao invés de focar no processo de perder 14kg, que tal mostrar como ela irá ganhar em AUTOESTIMA? O que essa autoestima fará pela sua ascensão profissional? Ou seu negócio? Quanto ela pode LUCRAR com isso? Lucrar FINANCEIRAMENTE mesmo! Aí sim, sua percepção de valor começará a fazer mais sentido investir tudo isso de dinheiro. Isso, meu amigo leitor, se chama ROI = retorno sobre o investimento.
3 - Deixe claro o seu posicionamento
Lembra que, quando falei de perder 14kg, eu listei uma variedade de alternativas para alcançar isso? Pois então... Eu nem listei a enorme quantidade de alternativas SIMILARES a sua: psicólogos, nutricionistas, personal trainers, treinadores, e principalmente, COACHES!
Então a pergunta que você precisa fazer é: o que eu tenho de DIFERENTE a oferecer? E como eu estou evidenciando essas diferenças?
Isso é posicionamento de marca!
Comece o ano desenhando seu posicionamento, e terá metade do caminho andado. Quando você definir sua diferenciação, conseguirá alinhar seu posicionamento e atrair mais clientes que entenderão sua percepção de valor e os motivos que justificam seu preço.
Então bora arregaçar as mangas, porque você já está atrasado! O segundo semestre de 2022 já começou e você ainda não definiu seu posicionamento!
Boa sorte e boas vendas!
Demitrios Mentor
Aliás, já pegou o presente que tem lá no final da home? www.demitrios.com.br