
Hiperpersonalização já!
Megatendência 2023: Hiperpersonalização em desenvolvimento humano (DH)!
Agora que o ano finalmente começou (não somente pelo carnaval, mas também pelo começo do ano fiscal em março), você já está sendo bombardeado com milhares de sites anunciando tendências pra tudo, desde moda e automobilismo até mídias, trends, dancinhas e memes..., mas onde você se encaixa, DH? Será que o coaching é coisa do passado? Será que agora é a vez da constelação empresarial? E as outras terapias? Será que ficaram apenas no holístico?
No caso do coaching, eu garanto que não! Lembrando que nem coach eu sou, então não estou te dando um ponto de vista tendencioso para você comprar um curso da minha "escola de coaching"! Na verdade, eu sou publicitário, designer, consultor e mentor de vendas, com 30 anos de bagagem em estudos de tendências de vendas e mercado de serviços. As outras terapias mais recentes como a constelação, o direito sistêmico e afins, estão marcando um novo território que irá crescer muito esse ano e no próximo.
Então deixa eu te ajudar com algumas tendências de vendas que estão despontando desde o pós-pandemia, e que já se tornaram comuns ao mercado:
Mundo mais digital: 75% do mundo tem celular. 29 bilhões de interações
por dia. Milhões de negociações diárias. Chegada do 5G para multiplicar por 15
a velocidade. Já deu pra entender que você também precisa estar no digital,
não? Chat GPT e várias outras meganovidades vieram para diminuir ainda mais a
distância entre concorrentes...
Comunicação mais próxima: Se o mundo está mais digital, as barreiras da distância diminuíram. Isso é lindo, já que você pode atender o Brasil todo sem sair de casa certo? Ok, mas seu concorrente também! Ou seja, antes você descobria quantos coaches tinham na sua cidade e tentava se diferenciar... Agora você tem dezenas de milhares de coaches no Brasil, oferecendo algo similar ao que você oferece, com preços dos mais variados, e com tanto conhecimento (ou mais) sobre comunicação digital, vendas, marketing etc.
Clientela mais exigente: Não estamos mais na época onde a pessoa apenas se espanta e pergunta: "Mas o que é coaching?". Isso já passou! Agora temos dezenas de concorrentes além do outro coach, passando por terapeutas, psicólogos, consultores, gurus, advogados sistêmicos e sabe lá quem mais, oferecendo uma promessa parecida com a sua, portanto sua clientela tem milhões de profissionais à escolher, e obviamente não irão te comprar apenas pelo seu rostinho bonito, não é?
Com essas três tendências, chegamos na necessidade da megatendência 2023: HIPERPERSONALIZAÇÃO! A busca incessante aqui é pela sua diferenciação...
Então vamos a dois pontos essenciais para te ajudar a alcançar isso:
O QUE: A sua comunicação está oferecendo exatamente O QUE nas mídias? Se a resposta for coaching, você já está errado! Busque comunicar o que você entrega, qual sua transformação. E seja ESPECÍFICO nessa entrega. Não adianta dizer: "Enfrente suas crenças e alcance a felicidade". Isso serve para absolutamente todos os 7 bilhões de humanos! Tente ser mais específico sobre as soluções, seja para negócios, carreira, família, autoestima etc.
- Ah Demitrios, mas isso eu já vi na formação!
- Ótimo então afunile mais!!!Você acha que um casal de 23 anos com 1 ano de casado tem os mesmos anseios e desafios que um casal de 48 com 22 anos de casado?
Você acha que os medos de um jovem advogado saindo da faculdade são os mesmos que um engenheiro de 25 anos de profissão?
E se esse mesmo jovem advogado não esteja procurando emprego, mas sim disposto a abrir o próprio escritório, será que ele procura o apoio de um coach pelos mesmos motivos que um empreendedor com 450 funcionários e 12 anos de estrada? É ÓBVIO QUE NÃO!
Então é fácil de perceber que uma postagem no Insta dizendo "Enfrente suas crenças e alavanque sua carreira" é abrangente demais para atingir a todos, não? E pior: na era da hiperpersonalização, você atingirá ninguém, uma vez que você não fará rapport nesse post nem com o jovem nem com o experiente!
Isso mostra como o {O QUE} está ligado o próximo ponto:
QUEM: Se você se posiciona como coach de relacionamento, então seu nicho são todos os casais, ou pior, todas as pessoas que QUEREM ter um par! Mas se você se posicionar como um "expert em reacender a chama do casamento", é óbvio que um casal de 23 anos não precisa de você!
Percebe como apenas um {O QUE} bem escolhido já afunila seu {QUEM}?
Então agora só me resta perguntar: Você é especialista em RESOLVER o que pra quem?
Com apenas essa pergunta você já consegue começar a hiperpersonalizar sua mensagem, se destacar da concorrência e atrair pessoas mais específicas ao seu perfil nas mídias.
O próximo passo será descobrir o que te diferencia no seu jeito de ser! Vejo muitos coaches copiando a forma de tal guru falar, se vestir, tirar foto, gravar vídeo e fico pensando: "será que ele não percebeu que ele parece uma cópia barata de fulano?"! Já pensou se a pessoa o contrata, e lá pela terceira sessão descobre que ele não é nada daquilo que parecia nos vídeos?
Pois é... isso pode estar acontecendo com você nesse exato momento. As pessoas assistem você, mas no "ao vivo" você é bem diferente da expectativa que fizeram de ti, e tudo vira frustração! Então alinhe sua comunicação desde o início. Seja verdadeiro e não se preocupe se você fala muito palavrão ou se é eloquente demais, ou até imperfeito demais. A sua autenticidade espantará alguns e atrairá alguns, e você verá que esse público que te aceita é bem mais agradável de trabalhar (eu que o diga: o meu apelido de "mentor ácido" veio de uma cliente 8 anos atrás e ficou).
Analise sua hiperpersonalização através da sua comunicação e decole em 2023!
Sucesso e boas vendas!
Aliás, se quiser afunilar seu nicho e especialização de uma vez por todas, você precisa conhecer o Método Oceano Branco: www.demitrios.com.br/mob