Inovar se tornou obrigatório!

19/10/2021

Inovar ou inovar?

Em momentos de superação, o mercado consumidor começa a mudar suas prioridades de investimento, pensando cada vez mais em sobrevivência, e menos em capacitação futura.

Com essa afirmação, já deu pra entender que a sua narrativa precisa parar imediatamente de criar "promessas vazias", percebe?

Portanto, frases como "seja sua melhor versão", "te levo do ponto A ao ponto B" e várias outras, ou então promessas vagas como felicidade, plenitude e qualidade de vida não entram no repertório de "desejos concretos em tempos de crise", ok?

Agora acredite, isso não é o que vim abordar aqui hoje! Não estou dizendo que é interessante inovar sua comunicação. Claro que é, mas não é apenas isso que fará você decolar sua carreira como coach no meio da pandemia.

Hoje vamos falar sobre como você precisa inovar sua ENTREGA!

Clientes buscam o que os fará sobreviver. Clientes buscam a aplicabilidade imediata de um curso, um aprendizado. Clientes buscam custo baixo com alto retorno. E você coach, está oferecendo exatamente o que para eles?

Veja algumas estratégias que você pode aplicar imediatamente, para trazer inovação ao seu negócio de coaching:

• Estude tecnologia

Será que o Skype é a sua melhor opção? Será que os clientes estão gostando mais do Meet, do Zoom, do Messenger, das DMs por áudio, do Whats? Será que seus clientes querem receber e-mails? Será que ninguém mais abre e-mail por causa dos Spams? Será que você precisa de um BOT? Ou de softwares de programação de disparos para Whats?


• Estude a sua concorrência direta

Os maiores players do mercado investem cerca de 250 MIL reais mensalmente em mídias e publicidade paga. Você quer espelhar o seu negócio neles? Tem certeza? Você não acha absurdamente injusto comparar as suas estratégias com megaempresários do setor que gastam mais por mês do que você fatura no ano?

Primeira tarefa: Encontre um concorrente UM POUCO acima de você! Estude suas estratégias, entenda sua forma de se comunicar, entenda os diferentes produtos e serviços que ele oferece e ADAPTE à sua realidade (isso se chama modelagem, mas eu não disse copie, eu disse adapte, ok?).

• Adaptabilidade

De novo, palavra de ordem: ADAPTE-SE ao cenário, ao cliente, à tecnologia, às circunstâncias...

O cenário atual é de menor fluxo de caixa nas empresas? Crie um programa de coaching de apenas 4 sessões. O cliente quer dicas de comunicação não-violenta? Faça uma imersão com workshop de 4 horas. O cliente quer treinar a equipe? Webinário pelo Zoom...

A comunicação está 100% digital? Então use a tecnologia e atenda a todo o Brasil!

• Networking

Inovação também está relacionado a sair da sua zona de conforto quando o assunto é conectividade social! Não procure apenas advogados se você é um. Nem coaches da mesma escola que a sua. Escute outros coaches, outros profissionais, outras carreiras, outros nichos. E por favor, PARE de abordar pessoas e grupos novos apenas para tentar VENDER algo para eles!

• Prova social

Ah isso nunca mudará! As pessoas compram de quem elas CONFIAM! E confiar em você tem a ver com poder confiar na entrega do seu serviço. Então sempre peça depoimentos, em diferentes momentos, para diferentes etapas do seu programa, e não APENAS no término. Poste seus depoimentos em texto ou vídeo, mas poste regularmente. Não adianta postar 26 depoimentos hoje e ficar mais dois meses sem apresentar nada.

• Tendências de mercado

Estude SEMPRE! Já existem diversas formas de se entregar coaching: Um a um, em grupo, em seminários, palestras, workshops, aulões, conteúdos gratuitos, mentorias, assinaturas mensais, microcursos, infoprodutos...

Impossível acreditar que nenhum deles se encaixa contigo.

Não precisa ficar na crista da onda e lançar apenas o que o seu guru favorito lançou semana passada! Você pode muito bem lançar um seminário no mesmo formato de 2016. O formato não importa, mas sim o seu conteúdo!

• diferenciação

Quando as pessoas pensam em marketing digital, elas estão saturadas de tanta informação aparentemente transformadora, gurus fantásticos, métodos incríveis e promoções imperdíveis!

Eu te garanto: Você nunca será o melhor! E o mercado não compra apenas o melhor. Mas o que o mercado busca é o DIFERENTE! Caso você seja grosso, irá atrair pessoas que gostam de coaches "diretos ao ponto" ou "ácidos".

Se você for um doce, vai atrair pessoas que precisam de acolhimento. Se você for mais zen, vai atrair pessoas mais energéticas, mais cósmicas. E tá tudo bem! Tem mercado pra absolutamente todo mundo! O que não pode acontecer, é você se tornar uma commodity, um produto que não tem virtualmente diferenciação alguma, onde a negociação e a compra se baseiam meramente em preço (não valor).

Então essa é a segunda lição de casa: o que você tem de DIFERENTE? Não de melhor? Coloque numa lista cinco coisas que te diferenciam e busque no Google pessoas que entregam essas cinco coisas. Se a busca tiver dezenas de milhares similares, então pense mais, pense melhor, pense DIFERENTE!

Concluindo, inovação não é para os ricos, não é para os gênios, e não precisa ser algo complexo. Você pode começar por apenas um dos itens acima, e evoluir aos poucos, principalmente se sua aplicabilidade for constante e duradoura.

Boa sorte e boas vendas!


E claro, se quiser bater um papo sobre inovação, é só se cadastrar e marcamos um cafezinho virtual sem compromisso (e sem empurrômetro, prometo)!