
Mês da Mulher
Mês da Mulher (e não "das mulheres")
Vamos começar o artigo te desafiando já no título? Então bora!
Minha amiga coach, você já lançou seu programa para o Mês da Mulher? Sua palestra? Seu workshop? Caso você esteja lendo esse artigo e não lançou, você já está atrasada! Eu tive dezenas de pedidos de criação de copy e conceitos para eventos durante esse mês de março, e decidi trazer aqui os maiores ERROS que vi aparecer repetidamente, para que você corrija seu posicionamento e valorize seu trabalho imediatamente, com a diferenciação necessária para cobrar MAIS CARO pelo seu programa! Então vamos lá... 3 erros mais comuns:
1º erro: MulherES - "Demitrios, me ajude a alcançar as mulheres que precisam de uma coach para melhorar sua vida". Guria do céu, TODAS as mulheres do mundo precisam disso! Mas eu te pergunto, você conseguirá criar UM programa que seja relevante para TODAS as mulheres? Isso é IMPOSSÍVEL!
Entenda... Uma mulher triste pode ter 57 motivos diferentes. Uma mulher ansiosa também, uma mulher com baixa autoestima também. Portanto é impossível seu programa cobrir tudo isso. Daí, já que você percebe que isso não é viável, você começa a APAGAR todas as idiossincrasias, todas as peculiaridades de um grupo, justamente para alcançar a maior quantidade possível de futuras clientes. É aí que está o erro. Por que? Concorrência! Se você tem mais de cem mil coaches oferecendo a mesma coisa, além de outros MILHÕES de concorrentes indiretos (desde um cafezinho com as amigas, até um livro de autoajuda, até um padre, até um terapeuta ou psicólogo), então por que essa pessoa escolheria justamente VOCÊ para ajudá-la? Milhares de soluções similares são gratuitas, outras milhares são mais baratas que você, e outras milhares prometem soluções mais rápidas que as suas, então por que você? Meu capim dourado do campo silvestre, por que você seria a melhor opção?
Como corrigir o erro: NICHO!
Se você for falar com uma advogada, suas dores serão BEM diferentes de uma dona de casa, que são bem diferentes de uma empresária de uma indústria, que são bem diferentes de uma cabeleireira. Quanto mais nichado for seu público, mais fácil será de você acertar a narrativa, o vocabulário, o ritmo, o tipo de atração, o tipo de evento e o tipo de programa que você vai oferecer a elas, percebe?
E com esse afunilamento, sua concorrência irá diminuir drasticamente, tornando você uma referencia dentro de um nicho específico. E com menor concorrência, aumenta sua diferenciação, o que entra para o hall do segundo erro...
2º erro: DOR - Você resolve O QUE? - "Ah Demitrios, quero ajudar as mulheres que sofrem de ansiedade"! Ok, e por acaso ansiedade é IGUAL pra toda e qualquer mulher?
Uma mulher que sofre de ansiedade por causa do marido que faleceu é igual a uma mulher solteira que tem ansiedade porque a sociedade diz que ela já deveria estar casada? E essas duas mulheres, se tiverem 60 anos, o quadro já muda, não? E se tiverem 23? Já te dei um nó na cabeça!
Imagina uma viúva de 23 anos. Imagina uma solteira de 60? Já coloquei, em 3 linhas, 4 cenários absurdamente DIFERENTES e desafiadores. Você sabe resolver tudo isso? E mesmo se souber, você acha que elas vão aceitar uma generalista que diz resolver tudo? Ou irão procurar um especialista em dor do luto, por exemplo?
A concorrência também é generalista, mas os poucos que se especializam cobram muito mais que a média. Já conheço mentores cobrando mais de mil reais a hora. Se ele for bom e famoso, mais de 3 mil, se for só bom, mais de seiscentos reais a hora. Quanto você cobra? Quanto seu concorrente direto cobra?
Uma dica: Se compare com seus concorrentes diretos. Pare de dizer: Se o Demitrios consegue cobrar R$ 650 a hora (não sou guru-estrela), eu também consigo. Se o José Roberto Marques cobra R$ 170 mil para uma mentoria individual, eu também quero!Descubra quanto seu concorrente direto cobra e veja o porquê desse preço. As duas palavras necessárias para você alcançá-lo estão em destaque nesse artigo.
Como corrigir o erro: ESPECIALIZAÇÃO!
Se posicione como uma especialista em ansiedade pós-luto, depressão pós-parto, qualidade de vida da executiva materna, gestão comportamental de liderança de equipes comerciais, equilíbrio emocional profissional para executivas e por aí vai. Seja específico no tipo de dor que você resolve.
Essas duas palavras resolvem seu dia: Nicho + especialização = diferenciação!
3º erro: #TBC - "Demitrios, estou com uma ideia ótima de convidar pessoas para um workshop sobre 2 dicas rápidas para ganhar uma hora a mais no dia, pra depois convidar os espectadores a uma mentoria gratuita sobre produtividade e ao final vender meu programa para mulheres hiperocupadas. Será que posso lançar isso"? POR QUE DIABOS NÃO LANÇOU AINDA??? Tá esperando o que? Natal? :P Guris e gurias do meu Brasil, parem de enrolar e Tirem a Bunda da Cadeira!!! #TBC
Se você tem uma ideia boa para o mês da mulher, lance HOJE, mesmo que não esteja perfeitamente lapidado, irá servir de aprendizado para você aprimorar e lançar novamente. Só tome cuidado para não cair naquela frase mal traduzida:
Feito é melhor que perfeito.
Para essa frase ficar ótima acrescente uma só palavra:
BEM feito é melhor que perfeito.
Então bora pra ação porque ainda dá tempo! Boa sorte e boas vendas!
Pintou dúvida é só chamar no WhatsApp: 47991401170