
Negócio de DH
3 passos para impulsionar seu negócio de desenvolvimento humano (DH).
Percebeu
que eu não disse "profissão", mas sim "negócio"?
Não existe CLT para coaches, terapeutas e afins (vamos chamar você de profissional de desenvolvimento humano, ou resumindo, DH, ok?), portanto absolutamente todo DH que queira viver disso, terá que empreender na carreira. Mas vamos usar um coach como referência nesse artigo para facilitar a visão da trajetória profissional:
Agora, você talvez tenha feito sua formação com intuito de agregar valor e conhecimento à sua profissão atual, seja como RH, líder, ou até como dono de um estabelecimento. Aliás, a maioria dos mais de 280 mil coaches formados no Brasil não tinha a intenção de viver de coaching.
Então é possível encontrar 3 níveis de "entusiastas" do coaching:
- Aquele que implementará a metodologia no seu trabalho atual;
- Aquele que entrou na formação com o intuito acima mas encontrou seu propósito nessa nova profissão;
- E aquele que, antes da primeira formação, já havia focado em uma nova carreira, somando propósito com crescimento financeiro (por que não?), e assim, desenvolvendo-se para "queimar a ponte" e viver de coaching.
Então esse artigo (e essa coluna) é para você que se encaixa nos níveis 2 e 3 da lista acima, e pretende fomentar um negócio de sucesso.
Como o título bem evidencia, eu vou abordar aqui os 3 primeiros passos para você coach, que já entendeu que quer crescer. O primeiro talvez te espante:
1) Recue sua visão!
Isso mesmo, dê um passo atrás e veja a imagem maior, a visão sistêmica, o "big picture". Antes de você criar a sua "profissão" coach, entenda que você irá empreender!
Então eu pergunto: Você tem a veia empreendedora necessária para superar os obstáculos que vem antes de ser um coach?
Em um checklist rápido posso destacar desafios como:
- Conhecimento básico em finanças, fluxo de caixa, contabilidade, pro labore;
- Escolha do ponto comercial, montagem do home-office, investimento em mobiliário, equipamentos e softwares;
- Contratação de fornecedores, assistência, funcionários e afins;
- Divisão de trabalho, seja para uma equipe, seja para você mesmo, uma vez que você é o coach, o publicitário, o motoboy, o motorista, o financeiro e muito mais!
Estes são apenas alguns dos desafios que todo empreendedor precisa superar, independente da profissão. Então você coach, precisa se perguntar: Eu tenho esse perfil?
Se sua resposta for um grande e sonoro sim, podemos caminhar mais seguros ao segundo passo:
2) Diferencie-se!
Encontre sua voz, coach. Mas perceba a pegadinha: A frase que outro coach disse e você achou "legal", já foi repetida centenas de vezes por outros milhares de coaches, portanto não é a sua voz, mas sim a voz de alguém que você modelou!
Já conversei com milhares de coaches que não soavam como suas mídias sociais! Ao vivo comigo eram espontâneos, alguns vorazes, outros delicados ou tímidos... mas suas mídias? Todas similares, se comunicando sem palavrões ou idiossincrasias que os representassem. Simplesmente sem alma!
Com mais de 160 mil coaches formados, eu te pergunto: Por que o coachee vai querer ouvir você?
Não é mais apenas uma questão de mercado a ser explorado, mas sim uma questão de ruído a ser quebrado!
"OK Demitrios, entendi o problema da minha fala ser similar. Agora, como eu arrumo isso?" Vamos a algumas dicas rápidas e imediatamente aplicáveis:
- Ensaie: Escolha um tema qualquer e grave um vídeo seu debatendo a respeito, mas você não vai postar esse vídeo. Grave por cinco minutos. Depois grave de novo mais quatro vezes. Com esse exercício você descobrirá duas coisas: O domínio sobre o assunto faz sua linguagem não-verbal ser cada vez mais confiante. E sua linguagem verbal ficará cada vez menos engessada!
- Estude a concorrência. Não estude os mais famosos. Não se espelhe em quem tem anos de estrada e milhares de Reais investidos em marketing. Comece analisando seus pares, os coaches que se formaram na mesma turma, os do mesmo ano, os da mesma escola, e por aí vai. Entenda a comunicação deles e se pergunte: O que me difere desse outro coach? Por que o coachee contrataria o meu programa e não o dele?
E assim chegamos ao terceiro passo:
3) Comunique-se!
Essa é a parte que realmente fará alguma diferença prática no seu crescimento. E acredite, é bem mais difícil do que você imagina, coach!
Vamos voltar um pouco no tempo:
Imagina você, assistindo um programa de TV, e no meio do comercial de BomBril, o personagem principal interrompe seu script, olha diretamente para a câmera e comenta que sua vó fez um bolo de fubá delicioso ontem à noite, e na sequencia volta ao script e finaliza sobre as mil e uma utilidades de seu produto.
Essa cena é inimaginável, não é mesmo?
Pois bem, mas e hoje?
Hoje é muito natural você descer pelas mídias sociais de um empresário e ler os detalhes do seu serviço, seguido pela postagem onde vemos um vídeo mostrando que sua esposa perseguiu o cachorro molhado na sala...
Portanto, fica o alerta: Defina sua comunicação, coach!
Não estou dizendo que você está proibido de postar coisas pessoais nas mídias, mas estou enfatizando que você é uma empresa! Suas mídias precisam espelhar o que você está anunciando, vendendo, trabalhando, resolvendo...
Então resumindo:
1) Tenha uma visão sistêmica do seu negócio, analisando seu mindset empreendedor e revendo todos os aspectos do trabalho.
2) Encontre sua alma na sua comunicação e encontrará sua diferenciação.
3) Comunique claramente o que sua empresa faz e diminua ou elimine os ruídos na comunicação entre seu negócio e seu prospect.
Como enfatizei no início, perceba que esses passos precedem o coaching. Eles pontuam a visão que um empreendedor precisa focar, e se você quer empreender na carreira como coach, vou adorar te guiar nessa trajetória, principalmente porque eu não sou coach, mas sim, um publicitário, com 30 anos de bagagem em vendas.
Meu intuito é trazer a você uma visão desmistificada de vendas e marketing, além de diferenciar a venda de produtos e serviços, pois você coach, é um serviço intelectual, não-essencial e de alto valor, e o nosso cérebro compra esse serviço de forma bem diferente de um infoproduto, por exemplo.
Espero
que você venha comigo nessa jornada, através do cérebro do seu comprador, para
alcançar resultados merecidamente reconhecidos na sua trajetória como coach de
sucesso. Aliás, se você está precisando realinhar seu posicionamento para fazer seu negócio andar de forma mais constante e dentro dos valores que você acredita serem os justos para a sua bagagem, preencha esse formulário e faça GRATUITAMENTE minha mentoria sobre posicionamento PREMIUM (que normalmente vendo por R$ 390):