Posicionamento pra vender mais HOJE

26/04/2021

Posicionamento para 6 "nichos" de coaching!

O que esperar para o mercado de coaching? A resposta é: Depende do seu posicionamento e do seu estudo de mercado!

Nesse artigo, eu quero dar algo mais concreto e preciso para você, então vou dividir em especializações, ok?

Não vamos falar aqui de mentoria (mentor ensina, cria planejamento estratégico com Canvas, Swot, Smart e afins, enquanto coach trabalha ressignificando crenças e sabotadores).

• Coach de negócios / empreendedorismo:

No segundo trimestre (não vou arriscar dar palpites para o ano, pois não confio em 2021) a tendência é de recuperação forte de algumas economias, principalmente em serviços, mas mais importante do que a recuperação, é a ESPERANÇA pela recuperação, o que fará o empresário, profissional liberal ou propenso empreendedor, a apostarem e INVESTIREM mais em capacitação! É aqui que você entra, coach!

Justamente por causa do medo de 2020, os empreendedores não apostarão cegamente em investimentos, e esse medo é justamente a área de atuação principal de um coach de negócios. Mapear a fonte dos medos, analisar riscos e evoluir o mindset desse empreendedor!

Então coach, aposte em manter uma comunicação clara sobre a assertividade desse mindset empreendedor, e comunique-se com o público-alvo certo, principalmente pelas mídias sociais.

• Coach de relacionamentos

2020 foi um ano atípico para a maioria esmagadora dos casais. A convivência forçada tirou quase todo mundo da sua zona de conforto, e a quantidade de divórcios disparou!

Inclusive, vendo os números nesse exato momento, achei uma matéria mencionando aumento de 54% nos pedidos de divórcios nos cartórios, e um outro número deixou mais claro ainda um nicho a ser explorado: 78% dos pedidos foi feito PELA ESPOSA!

Coach de relacionamento, que foque no perfil feminino, que escolha uma certa faixa etária, baseado nas porcentagens dos cartórios, já tem uma comunicação MUITO mais assertiva e diferenciada, concorda?

• Coach de finanças:

Nem preciso mencionar que 14% da população está desempregada, não é verdade? Mas, e outros números? De acordo com o CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 67,3% da população está endividada, e 7% em endividamento de risco (aquele onde a família tem consciência de que não consegue pagar a dívida).

Onde está a pegadinha? Se você chamar a atenção desse público, mas alinhar sua entrega com seu PREÇO, todos vão querer seu serviço, mas nenhum terá poder aquisitivo para bancar seu valor. Então alinhe sua comunicação para nichos específicos, como por exemplo, famílias que buscam novos investimentos (e não "sair do endividamento", o que fará milhares de pessoas te procurarem sem poder te pagar).

• Coach de Carreira:

Começando pelo mesmo número do item acima, 14% de desempregados é uma fatia enorme a ser explorada, mas nesse caso específico, a fatia bem maior fica por conta dos FRUSTRADOS! Aqueles que estão felizes por não terem perdido seu emprego durante a pandemia, mas já pensavam em sair dele anos antes, por odiarem sua rotina profissional, mas justamente, devido à pandemia, não podiam abrir mão da segurança e estabilidade, para se aventurarem em uma nova profissão, ou até, em empreender.

Você coach, pode criar um realinhamento de carreira, com caminhos seguros e um mindset claro sobre as novas expectativas (e desafios) profissionais, percebe?

• Coach de saúde integral

Percebeu que não chamei de coach de emagrecimento? Pois bem. Tirando as opiniões pessoais deste articulista que vos fala, eu ainda acredito que o mercado não busca "apenas" o emagrecimento (principalmente porque fica bem difícil você competir com um nutricionista e um personal, não é), mas sim, uma relação mais humana com o que come, com suas expectativas de beleza, e principalmente, com a cobrança injusta da sociedade.

Por que não, nesse momento de "esperança pós-pandêmica", você coach, não se posicionar como um especialista em saúde e equilíbrio?

• coach de Liderança / equipes

Empresas que cortaram colaboradores, agora começam a recontratar. Esses novos profissionais precisam de treinamento. Simples, não?

O que talvez você não tenha percebido, é que esse cenário aconteceu MILHÕES de vezes no Brasil, nos últimos meses, e diferente do que se esperava, eu não estou falando do treinamento dos novos profissionais. Isso é serviço para o RH da empresa, ou para o chefe direto que vai treinar o novo colaborador.

Estou falando de clima organizacional! Estou falando de equilíbrio emocional, rapport, comunicação, análise de perfil... E mais! Estou falando de treinar os colaboradores que ficaram! Estou falando de treinar os líderes!

Esta é a maior demanda que um business coach tem nesse exato momento. Treinar os novos e os atuais colaboradores, além de treinar a gerência sobre engajamento, sinergia da equipe, adaptabilidade, inteligência emocional, gestão de conflitos e muito mais!

Perceba que, pelo posicionamento escolhido, você terá muitas opções para explorar as expectativas de crescimento do seu mercado.

Não esqueça de personalizar ao máximo seu posicionamento. Assim ficará mais fácil de você alinhar sua comunicação com seu público-alvo.

Para você ter uma noção de valor e posicionamento, veja esse exemplo simplificado:

Preço de consulta com:

Clínico geral - R$ 100;

Ortopedista - R$ 200 (já se especializou em uma parte do corpo);

Ortopedista de coluna - R$ 300 (especialização da especialização);
Ortopedista geriátrico de coluna - R$ 450 (especialista com foco em um nicho específico)!

Percebe como, quanto mais especializado, mais caro?

Então se pergunte, coach: Como você pretende se especializar mais? Ou vai continuar sendo apenas mais um "life" coach que trabalha com "desenvolvimento humano"?Life = vida = TUDO | Des.Hum. = TODAS as áreas da vida.

Pense nisso e se posicione. 2021 ainda será o seu ano de colheita. Não desperdice repetindo 2020.

Boa sorte e boas vendas.

Aliás, falando em boas vendas, você sabe montar seu processo de vendas de serviços de alto valor?

Se não sabe ainda, acredito que essa é a sala de aula pra você: www.demitrios.com.br/saladeaula