
Quem é você na fila do pão?
Sua marca está no ar!
Tempos difíceis estão sobre nós. Não nos resta dúvida. Mas isso não significa que você, coach, irá ficar parado em casa esperando pelo pior, não é?
Então, se agora o tempo de colheita não está tão farto, que tal PLANTAR?
Acompanhe nesse artigo, 5 passos para se posicionar de forma assertiva e positiva, e assim, alcançar mais engajamento e relevância nas suas mídias sociais:
#1 Branding = Criação da sua marca pessoal.
Entenda essa regra: SUA MARCA JÁ EXISTE! A pergunta é: Ela comunica exatamente o que você esperava? Ela está alcançando os nichos certos? Ela está vendendo o que você realmente queria que ela vendesse? Tem certeza?
Quando você cria seu perfil em uma mídia qualquer, pergunte-se qual é a impressão que você quer que os visitantes tenham desse seu perfil. Caso você opte por um perfil apenas de usuário, seus potenciais clientes provavelmente já visitaram seu perfil pessoal para saber mais a seu respeito, e você não saberá exatamente o que eles interpretaram das suas postagens, da sua escolha de cores, sua identidade visual etc.
Agora, pensando profissionalmente, coach, evitar temas que geram ruído na sua comunicação se torna obrigatório! Assuntos delicados como aborto, homossexualidade, política, futebol e muitos outros podem fazer você perder uma venda.
Em contrapartida, você também pode ter um perfil profissional SEPARADO, seja como criador de conteúdo, empreendedor, referência em um assunto, tendência de mercado, influenciador, mentor, coach, consultor e muito mais. Eu sempre aconselho meus mentorados a terem dois perfis, sendo um pessoal (fotos da família, amigos, cachorros, férias, cerveja, churrasco etc.) e outro profissional, para dicas, mensagens, vídeos, desafios, convites e muito mais!
A escolha que você fizer norteará sua identidade visual. A construção dessa marca chamamos de branding, e esse branding atrairá os perfis de clientes que você deseja e se conecta. Assim evoluímos para o segundo passo: Seu networking! Sua rede de contatos.
#2 Sua Rede = Seus contatos são potenciais coachees? Tem certeza?
Vamos presumir que, a partir daqui, você já criou seu perfil profissional, ou pelo menos, alinhou sua comunicação e sua identidade visual do perfil atual para atrair seus futuros clientes, ok?
Atrair o público certo é a base para um negócio de sucesso.
Quando você convida pessoas específicas, como no Facebook ou LinkedIn, fica fácil de escolher quem é seu amigo. Portanto sua estratégia para afunilar seus nichos ficam mais simples. Já no Twitter e no Instagram, as informações de cada pessoa são muito superficiais, além de ser mais difícil controlar cada pessoa que te segue, daí a necessidade maior de utilizar hashtags e anúncios para afunilar seu público-alvo.
Nos dois cenários, sua comunicação será pautada pelo público que te segue, uma vez que você não quer dar dicas de "amamentação para homens de 17 anos", certo? Isso sim se torna irrelevante para seu público-alvo. O que nos leva ao terceiro passo: O quanto seu assunto é interessante para esse público que você escolheu trabalhar?
#3 Relevância = O que você vai comunicar é importante para você ou para seu público?
Gradativamente, seus visitantes começam a perceber que é interessante continuar te seguindo, te acompanhando, aprendendo com suas dicas, seus vídeos, enfim, seu conteúdo em geral. Isso é ser relevante.
Milhões conseguem atrair, mas menos de 6% conseguem RETER atenção, ganhar seguidores que viraram fãs. E não é possível fazer isso sem ser relevante.
Mas percebe como esse passo está completamente entrelaçado com o passo anterior? Porque é impossível você ser relevante, se você não sabe PRA QUEM você está criando conteúdo!
Portanto, para fazer esses passos darem certo, é necessário que você NÃO PULE etapas! E quando já souber quem vai "consumir" seu conteúdo e continuar querendo mais, aí sim entrou na etapa que nos interessa: CONVERTER seguidores em clientes, em coachees. Para isso, ANTES de vender, precisamos do quarto passo: Gerar CONEXÃO!
#4 Rapport = Ser relevante atrai, mas criar conexão VENDE!
Agora já entendemos que, quando definimos com quem vamos falar, toda nossa identidade visual aponta na mesma direção, e isso cria sua rede e torna seu conteúdo relevante a essa rede, esse público.
Pois bem, é aqui que começa seu processo de vendas! Lembrando que você, coach, é um serviço de ALTO VALOR, portanto seu processo de vendas não é simples. Não estamos falando de uma venda por impulso, utilizando gatilhos mentais de escassez e afins, para convencer o prospect a virar coachee "só até amanhã"!
O cliente quer entender sua bagagem, seu perfil, seu know-how, sua vontade de ajudar, seu entendimento da dor dele, seu domínio sobre as formas de aplicar suas ferramentas e processos para entregar uma solução e muito mais. Dá pra absorver tudo isso em uma postagem ou vídeo bem escrito? Obviamente que não!
Então é mandatório que você se conecte! Faça rapport. Escute, entenda e confraternize com seu público-alvo, e verá a mágica acontecer, gerando engajamento, atenção e procura por seus serviços. E com isso chegamos ao passo que todos queremos: fechar uma venda!
#5 VENDER = Ganhar dinheiro, monetizar, atrair... é DIFERENTE de vender pelas mídias!
Agora voltamos ao início desse artigo: Em tempos de colheita fraca, é preciso plantar!
Eu disse plantar, não vender, percebe? Converse com pessoas, escute pessoas, convide pessoas para um bate-papo pessoalmente (de forma remota, claro) e realmente se interesse em ajudar. Isso é plantar...
Caso você apareça nas mídias anunciando descontos e promoções, vai parecer que está tentando "monetizar catástrofes". Portanto receber indicações e depoimentos pode ser mais lucrativo do que tentar vender, percebe?
Sempre tenha um acompanhamento de seus contatos, como um CRM, e saberá como anda a previsão de "volta ao normal" de cada um, para poder fazer um follow up no melhor momento, e aí sim, fechar uma venda.
Boa sorte e boas vendas!
Agora, se você não está conseguindo se DIFERENCIAR, me conte sua história! Quero te ouvir e te dar alguns insights para atrair o cliente certo!
Se cadastre aqui embaixo e te chamo para marcarmos um cafezinho virtual: