Seja você o otimista!

29/06/2021

Será que agora vai?

Primeiro semestre foi fraco. Expectativas positivas sobre a vacina não se concretizaram ainda. Expectativa negativa do empresariado brasileiro. Exportações mornas. Turismo quebrado.

Ok, Demitrios, entendi, estamos todos numa sinuca de bico. Mas, e agora?

Calma. A esperança é a última que morre. Aliás, por que não ser VOCÊ a esperança que o empresário procura?

A famosa frase: "Na crise, há quem chore, há quem venda lenços", não poderia ser mais eloquente do que nesse exato momento da história. Você coach, precisa entender que seu trabalho de transformar pessoas não pode apenas falar de "transformar pessoas". Sei que muitos estão ensinando que você deve oferecer "transformação", mas os coaches estão "oferecendo" essa palavra de forma literal!

O que os empresários querem hoje? Transformar seu emocional? Claro que não, pois eles NEM SABEM que precisam fazer isso! Transformar é um processo, que demora dias, semanas, ou até meses, e está atrelado a uma série de fatores internos e externos. O que eles querem é uma solução pontual, para um problema pontual. Quem sabe se eles precisam de transformação emocional é você, não eles.

Daí vem a grande pergunta: Qual é a solução pontual que você entrega, e o quanto está deixando clara na sua comunicação sobre essa solução?

Agora, tranzendo para esse exato momento... sua solução ajuda a empresa a enfrentar a crise? Ajuda o líder a evoluir a performance da sua equipe? Ajuda o empresário a ter mais equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional? Se sua resposta for sim pra qualquer uma dessas perguntas, então você já está no caminho certo, e é exatamente isso que todo empresário e/ou líder buscam nesse exato momento!

Depois deles entenderem que você resolve isso, aí sim virão te perguntar COMO você resolve isso. Esse é o momento onde sua jornada de vendas começa: no interesse do prospect!

Pensando nesse início de segundo semestre, as empresas começam a avaliar suas demandas internas, buscando soluções de aprimoramento. Isso se alcança com consultorias, treinamentos, palestras, cursos, seminários, viagens... E quase todos esses foram cancelados na sua forma presencial. E você, como um coach antenado que atende online e sabe gerenciar o Zoom como ninguém para gerir grupos de até 50 pessoas, está na crista da onda, com demanda em alta! (esse não é você? Que pena!).

Agora, se o ano começou de fato, qual é a narrativa que você está usando para mostrar a estas empresas que você pode entregar o que eles buscam? Suas mídias falam de tempos de incertezas ou tempos de esperança? Sua comunicação fala de crescimento, alta performance e produtividade? Seus vídeos apresentam novas ideias e soluções autorais? Ou apenas repetem frases de motivação de pensadores famosos e gurus?

Meu passo-a-passo para você sair desse artigo com um novo posicionamento:

1 - Coloque no papel o que você resolve;

2 - Pense nos perfis de empresas, empresários, execurtivos e líderes que pagariam para aprender o que você ensina;

3 - Estipule sua diferenciação e seu posicionamento, focando em fazer rapport com esses perfis;

4 - Quanto menos perfis, mais fácil fazer rapport!

Entenda o porquê:

1 - Colocando no papel você conseguirá afunilar sua entrega. Ninguém é bom em tudo, nem você, então quanto mais específica for sua entrega, mais valioso você ficará para o mercado, e mais diferenciado dos seus concorrentes você se posicionará.

2 - Você não é valioso de forma igual para todo mundo. Um eletricista que domina disjuntores de postes de luz não é tão valioso para uma dona de casa quanto um "marido de aluguel". Você é valioso pra QUEM?

3 - Se você sabe que está falando com advogados, até o "bom dia" dos seus vídeos terá uma distinção bem apropriada, e bem DIFERENTE do que se seu público-alvo fossem professores primários, correto? Então definir seu público fará toda sua comunicação e sua geração de conteúdo mais fácil, inerente e engajadora!

4 - Caso você defina que vai atender médicos, dentistas, engenheiros e agricultores, você concorda comigo que um assunto só, por exemplo liderança, trazem dores BEM diferentes para esses 4 profissionais? Portanto procure dores similares entre diferentes profissionais e conseguirá alcançar a todos com uma só linha de raciocínio, seja em posts, artigos, lives ou vídeos.

Prepare-se para ser a esperança que os outros buscam, e não apenas fique esperando as notícias melhorarem, ok?

Boa sorte e boas vendas!


E pra te animar um pouco, eu quero te dar uma mentoria GRATUITA sobre posicionamento, topa? Juro que não vou te empurrar infoproduto! É de graça mesmo... Se cadastra e eu te chamo para agendarmos: