
Ser o melhor não é sinônimo de sucesso!
Preciso ser o melhor coach,
minha melhor versão, para alcançar o sucesso e me destacar no mercado.
Você realmente acreditou nisso? Pena, pois não é verdade.
Quero te dar hoje, uma visão de marketing, de mercado, vinda de um publicitário com 30 anos de bagagem em vendas. Lembre-se, eu não sou coach, e não vou falar do quanto a metodologia é fantástica. Apenas quero ressaltar o lado mercadológico em cima do tripé necessidade, desejo e demanda.

Pensando na pirâmide de Maslow, as cinco divisões são atendidas pelo mercado. Por exemplo, a empresa de LUZ da sua cidade cuida da primeira parte da pirâmide, a faculdade foca na segunda, o motel foca na terceira, um BMW foca na quarta e aulas de piano na quinta etapa.
Portanto, quando uma empresa quer oferecer um produto ou serviço, ela mapeia qual é o nível de necessidade que o público demandará e foca nesse público, nessa demanda.
Portanto, a sequencia é:
Encontre a solução para uma necessidade, gere desejo por essa solução, e veja quem mais está disposto a querer e conseguir PAGAR por essa solução, gerando demanda.
Vamos a um exemplo prático e simples:
necessidade de comer > desejo de comer x-tudo (R$7) ou comer McDonalds (R$45).
Ok, Demitrios, entendi que meu programa de coaching precisa ser focado em uma necessidade de resolver algo, e eu preciso transformar a necessidade em desejo pelo meu programa, minha solução. Mas onde entra o tema desse artigo? Por que eu não posso focar em ser o melhor? Por que ser o melhor não é sinônimo de sucesso?
Simples! > > > > > > > > > > Concorrência.
A concorrência nunca te deixará ser o melhor.
Mas para confirmar o que estou dizendo na frase acima, precisamos lembrar de algo importantíssimo: Você não está oferecendo um PRODUTO!
É possível SIM ser o melhor produto, e se tornar referência no mercado, assim como Yakult, Danone, IPHONE, Bombril, Petrobrás, Sebrae, e várias outras marcas que são referência em suas áreas.
Mas quando estamos falando de serviços, o foco foge de você e passa à solução. Por exemplo, quando você está com dor de dente, sua necessidade primordial é por um "tratamento de canal", e não pelo Dr. X ou Y. Escolher o Dr. X é um fator de DESEJO (ouvi dizer que ele é muito bom, então eu QUERO o Dr. X).
Portanto sua função no mundo do marketing não é ser o melhor coach, mas sim ser um coach desejado!
E num universo de mais de 200 mil coaches, 500 mil terapeutas, milhões de consultores, e dezenas de milhões de alternativas para melhorar o stress ou qualquer outra solução similar a sua (desde academia até viajar) é humanamente impossível você ser o melhor coach do Brasil.
Obviamente existem nomes fortes, que se tornaram referência no assunto, mas a construção da marca de cada um é um caminho bem diferente do seu.
Ok, Demitrios, digamos que eu concorde contigo e eu não precise ser o melhor coach do Brasil. Então qual é a alternativa?
Guarde isso: NÃO SEJA O MELHOR, SEJA DIFERENTE.
Lembra que o segredo era se tornar desejado? Pois então...
Torne-se desejado por diversos aspectos, por exemplo:
Seja diferente nas suas atitudes - Se esperam alguém educado e de fala mansa, seja ácido! Fale palavrão, desafie o status quo, grite, gesticule... E serve o contrário também. Se esperam alguém hipermotivado e enérgico, então seja simpático e calmo...
Seja diferente na coluna de Maslow - Cada coluna tem uma abordagem diferente no marketing, já que são diferentes graus de necessidade. Por exemplo, coach de relacionamento se encaixa na coluna 3, enquanto coach de carreira fica na coluna 4. Quanto mais elevada a coluna, menos necessário, portanto, mais CARO é a solução.
Seja diferente no público-alvo - Mesmo se o assunto for coaching de carreira, quem você acha que daria mais valor ao seu trabalho, um advogado ou uma manicure? Então a mesma solução possui valores BEM diferentes para públicos distintos.
Portanto, o que eu preciso provocar em você, meu amigo leitor, é o autoquestionamento sobre quanto diferenciado, o quanto particularizado, o quanto relevante você está se posicionando no mercado, e QUEM vai dar mais valor ao que você está oferecendo!
Coloque isso no papel:
Você solução O QUE?
Você é valioso PRA QUEM?
Quanto mais detalhado for a sua resposta para cada uma dessas duas perguntas, mais específico será seu posicionamento nas mídias.
Boa sorte e boas vendas
Demitrios de Souza
P.S. Caso você esteja com dificuldades de desenhar sozinho sua diferenciação, acredito que eu posso te ajudar! Se cadastre abaixo e te chamarei para um cafezinho virtual, daí você me explica seu cenário atual e te dou alguns insights de posicionamento e diferenciação, que tal?