Valor é relativo
Conversando hoje com uma coach, eu lembrei de uma história que usei numa palestra, falando sobre valor X preço:
Imagine você junto com 50 pessoas assistindo a minha palestra sobre dez segredos de marketing e vendas: Uma palestra de quase duas horas, que sempre começa após meia hora de coffee break muito bem servido, com cafezinho, chocolate quente (aqui em Curitiba o friozinho de manhã está quase sempre presente), além de doces, salgados, sucos e chás.
Nos primeiros instantes da palestra, eu pergunto pra você e para os outros 49 participantes, qual foi a última vez que precisaram fazer a cópia de uma chave. Alguns levantam a mão, discretamente.
Na sequência eu mostro uma chave comum, igual a chave da foto deste artigo e faço a grande pergunta: Quanto CUSTA esta chave?

R$ 3,50 • R$ 4,00 • R$ 4,50
Perfeito! Preço médio de qualquer chaveiro da região...
Agora eu peço para todos raciocinarem sobre QUE CHAVE É ESSA!!!
Esse é o momento da virada, o momento onde o preço dessa chave muda drasticamente!
Daqui a duas horas, depois de tomarem café, chocolate quente, suco e chá, quanto você pagaria para ser o primeiro a ter acesso a ÚNICA CHAVE DO BANHEIRO DO SALÃO???
Qual é o VALOR dessa chave pra você nesse exato momento? Quanto você pagaria por ela?
Acredite se quiser, se eu cobrar R$ 200,00 vai ter gente querendo pagar!
ISSO é valor.
O Valor do seu produto ou serviço é proporcional à angústia que o cliente tem para RESOLVER o problema dele. O resto é preço, negociação, concorrência, detalhes...
Analise seu argumento de vendas, seus benefícios, suas características e, ao final, pense como isso é visto aos olhos do seu cliente, não aos seus. Aí sim, você encontrará o valor que seu cliente vê no seu produto ou serviço.
Finalizo com uma pergunta: Quanto vale o melhor sistema do mundo de monitoramento de bebê no berço, com 7 câmeras e sistema de GPS e radiofrequência, para um casal SEM FILHOS??? *
ɐɯnɥuǝu ɐɹɹod*
E você, coach? Sabe tornar seu programa algo valioso ao seu prospect mesmo ANTES de conversar com ele? Sabe se comunicar através das mídias, artigos e vídeos para agregar valor e cobrar o dobro dos outros 120 mil coaches do mercado, que não estão conseguindo cobrar nem R$ 3000 o processo?
Se precisar de uma ajuda para se vender melhor através de um bom copywriting, inscreva-se abaixo e faça uma mentoria gratuita!